quinta-feira, 25 de novembro de 2010

COMEMORAÇÃO DO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO





Os funcionários da escola estiveram reunidos em confraternização para comemorar o dia do funcionário público, onde puderem saborear um delicioso jantar, acompanhado de muita música e diversão. O evento foi promovido pela Direção da Escola a Professora Evanilda Solange Coutinho e a Coordenadora Pedagógica a Professora Vívian Laura.

COMEMORAÇÃO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 20/11 - 1º e 2º Ciclo Vespertino





Os alunos da escola estiveram em festa no dia 20/11 comemorando o dia da consciência negra, onde aconteceram várias apresentações com teatros, desfiles, poemas e outros.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

POEMA





Do azul, do azul dos teus olhos
refletem a luz que conduz meu olhar,
a enamorar-te, no verde do mar,

te velo e elevo, meu pensamento a ti
que em nenhum momento, me deixa só

te amar, me eleva, me encoraja como uma naja
mergulho nas verdes ondas do mar,
na busca constante de ti,
que não está aqui.

Meu corpo, arde de desejo e não te vejo...
Onde esta você?
Luz da minha vida, esquecida
A cada instante, vejo refletida a sua imagem
que naquela viagem, ficou marcada na escada.

Meu nome, junto ao seu, num meigo coração esculpido com emoção
nossas vidas marcadas, para sempre,
guardada no ventre, da mãe natureza.

Você se foi... e meu amor, continua na dor, da separação.
Com a interrupção de tua vida,continuo vivendo
sei que estou morrendo, mas a imagem dos teu olhos,
me dão forças para escapar da forca, que é te amar.

Adoro o mar, a luz do luar, que me ensinou a navegar
e viajar no pensamento... e não te deixar, em nenhum momento.
Continuo vivendo, este estranho lamento,
que em um sepultamento.

Apagou a luz do teu olhar, que continua a navegar
na imensidão do infinito, de todo meu ser...não consigo te esquecer.
Vivo este amor, esquisito. Estão fazendo fuxico...
Dizem que sou louca, por amar
uma imagem perdida na estranha viagem, que não leva bagagem.

Apenas miragem, de estranha linguagem, não passa de bobagem,
escritas sem rumo, num momento oportuno
aqui assumo, não sou poeta e nem poetisa,
sou apenas um professor, brincando de autor ou escritor...narrador, sei lá!

Só sei que escrevi, mas não vivi
apenas criei, nem analisei, só assinei o poema que no final amei.

Autora: Professora Azélia de Oliveira Campos

Poema - Loira



Loira
te confesso! te suportei, te magoei (sei que ao ler o que escrevi dirás)
idem! chorei, um cgoro, sufocado, abalado, embalado por estranha desconfiança.
Sem ter esperança, assim como criança, te perdoei, confiei, na busca de amigos
aconteceu comigo e ontigo, uma façanha.

Loira, te confesso! manifesto, através de um simples gesto meu afeto
que hoje expresso, sem pressa, meu apreço, a ti que convvivi aqui, dias, meses, anos
construindo, reunindo emoções, nas canções, nas experiências vividas
harmonicamente ou não, em vão o tempo passou, e com o passar do tempo
sem alento, no contentamento ou deslumbramento, aprendemos a nos entender a conviver, na convivência
as experiências vividas, apreendidas, não foram perdidas e jamais esquecidas.

Escrevi na empolgação, vivendo diferentes emoções, no dia que surtei e experimentei prazeres
de falsa poetisa, que enfatiza fatos narrados e esperimentados e não apenas inventados.

Quando aqui eu não estiver, e a tristeza vier... loira, doida, leia este poema e solte uma bela
gargalhada, que só voce sabe dar. De sua colega que apesar de ...ah! voce sabe. Te admira e se alegra com sua alegria e entristece com a sua tristeza.

Viva na certeza que DEUS é mais e é capaz de te dar a paz, e tudo mais.
Acredite...DEUS existe.

Autora: Azélia - professora da 1ª fase do 2º ciclo

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dicas para “sobreviver” ao clima seco

Todo ano é a mesma coisa: baixa umidade do ar faz piorar muito a saúde dos paulistanos no inverno. No primeiro ano morando aqui eu entendi o a relação entre a baixa umidade do ar (normalmente ocasionada por massa de ar seco) e a poluição, combinação que eleva o nível de poluição por ozônio e faz a saúde da gente reclamar!

O que fazer?

* Beber água para manter as mucosas hidratadas é o básico, mas para os mais sensíveis com a rinite ou as ciranças vale ajudar com um sorinho nasal (aqui em casa usamos rinosoro ou maxidrate). Mesmo sendo inverno, vale a orientação de não praticar esportes nos horários mais quentes e, se possível, evitar o ar-condicionado.
* E quem já tem doenças respiratórias (alergias, rinite, asma, bronquite e idosos com enfisema), vale conversar com o médico para evitar o agravamento do quadro. Meu filho tem bronquite e nós fazemos inalações só com soro fisiológico quando a tosse começa, alivia muito e “previne” a ida ao hospital e o uso de medicamentos.
* Se o problema for nos olhos – se eles lacrimejarem, por exemplo – faça compressas com água boricada ou gelada. E se você estiver na escola ou no trabalho, vale a dica do uso de um colírio lubrificante, só para manter a hidratação, como o Fresh Tears ou Lacrima Plus (a vó do Gui, de 94 anos, usa sempre e ajuda muito).
* É comum indicarem o uso de umidificador de ambiente – e quem tem, deve usar. Mas se você não tem ou, como eu, não quer mais um equipamento consumindo energia elétrica (prática sustentável sempre!), vale a dica da bacia com água no ambiente ou (minha favorita) de deixar a toalha úmida do banho no quarto de dormir. Essa alternativa demora mais do que o umidificador para fazer efeito, mas garante o mesmo resultado.
* E a dica de sempre, que nem todo mundo obedece, mas vale ouro: evite banhos quentes. Prefira água morna especialmente nessa época em que a pele resseca bem mais rápido. E depois do banho, abuse do hidratante corporal, assim não sentirá a pele seca demais. Para os homens ou quem não gosta muito de creme “melequento”, a dica é usar um leite hidratante. Aqui gostamos da Bruma de Leite hidrarante da Natura Ekos (super perfumada, com cupuaçu na fórmula) e o Body Mist Onvittà da Onodera (que tem a vantagem de ser pouco perfumado e aparecer menos!).

E você, tem dicas legais para sobreviver a esta secura de inverno? Compartilhe aí, estou certa de que vai ajudar muita gente!

terça-feira, 20 de julho de 2010

BOAS FERIAS


AS FERIAS CHEGARAM...E AGORA O QUE FAZER

O momento tao esperado chegou...as ferias, mas o que fazer neste momento. Sugerimos passeios ao zoologico, parques, shopping, visita a familiares, museus, casa de arte, ler um bom livro, ou melhor, ler aquele livro da escola que voce aluno ajudou a elaborar. Tudo que possa proporcionar bem estar fisico e mental.

Também é um período para você ficar em casa, ficar mais com a família, enfim, use a sua criatividade e tenha uma ótima férias.




terça-feira, 13 de julho de 2010

Escola Arthur Probst lança Rima e Rosa no Chão da Escola












“Rimas e Rosas no Chão da Escola” é o título da primeira edição da coletânea de poesias, contos e artigos de autoria de estudantes e professores da Escola Estadual Arthur Probst, de Várzea Grande. A obra, editada pela Universidade de Mato Grosso (Unemat), com financiamento da Secretaria de Estado de Educação, dentro do programa de recursos para Projetos Pedagógicos, foi lançada nesta segunda-feira (12/07) em um “vernissage” para comunidade escolar e convidados.
estudante André Luiz Santana de Souza, de 13 anos, foi segundo colocado na categoria poesia, com o poema “Sons do Vento”. Conforme ele, o kit recebido está em uso. “Estou elaborando novos textos no novo caderno”, conta.

Todos os finalistas têm em comum o gosto pela literatura. André, assim como Eduardo Henrique Souza Pinheiro, 14 anos, primeiro lugar na categoria contos, com “Sara e seus amigos estranhos”, gosta de escrever. A estudante Brenda Adelaide Vieira Silveira, 13 anos, segundo lugar com o conto “Lema de uma Vida”, e a colega Jéssica Santos, 13 anos, com o primeiro lugar com a poesia que dá título ao livro, Rimas e Rosas, gostam de ler.


sexta-feira, 23 de abril de 2010

PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR

A Escola Estadual Arthur Probst juntamente com as demais escolas na rede nacional, estão participando do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar ano base I 2009. Uma iniciativa conjunta da Consed, da Undime, da Unesco e Fundação Roberto Marinho.
Alunos....verifiquem com seus professores mais detalhes sobre este projeto.

Vamos torcer para que a nossa escola seje a vencedora deste prêmio.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Inscrições na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro terminam dia 14 maio

Termina dia 14 de maio o prazo para a inscrição de escolas públicas na 2ª edição 2010 da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A competição, organizada pelo Ministério da Educação (MEC) e parceiros, tem como objetivo contribui para a melhoria da qualidade de ensino da Língua Portuguesa.

A edição 2010 da Olimpíada abre a inscrição para professores da rede pública e seus alunos dos seguintes anos escolares, nas categorias de Poema, 5º e 6º anos (4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental; Memórias Literárias, 7º e 8º anos (6ª e 7ª séries) do Ensino Fundamental; Crônicas, 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio;e, Artigo de Opinião, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Todos os inscritos na edição 2010 da Olimpíada receberão, em casa e gratuitamente, exemplares da Revista “Na Ponta do Lápis”, publicação periódica que traz textos literários, relatos de prática, sugestões de trabalho em sala de aula e entrevistas com escritores e especialistas em Língua Portuguesa. Também poderão integrar a Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro, espaço para que integrantes de todo o Brasil troquem experiências e participem de cursos online.
Os alunos semifinalistas e seus professores viajarão para uma das seguintes capitais: Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza ou São Paulo.
maiores informações no sit:
www.escrevendoofuturo.org.br.
Alunos comentem com seus professores e participem!

GINCANA CONTRA A DENGUE

Escolas Estaduais de VG têm melhor desempenho em gincana

Escolas Estaduais de Várzea Grande saem na frente na gincana “Escolas Contra a Dengue”, sábado (17/04), no ginásio da Escola Estadual Presidente Medici. Quatro das cinco escolas vencedoras são daquele município. Apenas uma é de Cuiabá. Todos os 25 estudantes (cinco por escola) e as escolas que representam levaram para casa um computador.

Ficaram com os prêmios os estudantes e as escolas, Arthur Probst e Irene Gomes, ambas do bairro Figueirinha. E ainda, Porfíria Paula de Campos, José Leite e, André Avelino representante de Cuiabá.

A professora de História, Sibele Hitter, da Escola Estadual Arthur Probst, pulava de felicidade ao lado da equipe vencedora. “A comunidade da Figueirinha é carente, nenhum dos estudantes da equipe tinha computador em casa”, argumentou.


A gincana, integrada ao Projeto Mato Grosso Contra a Dengue, reuniu mais de 40 escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande. A estimativa é a participação de mais de 400 estudantes, além de professores e equipes das três Secretarias envolvidas.

A escola Arthur Probst PARABENIZA os alunos vencedores da gincana.