quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dicas para “sobreviver” ao clima seco

Todo ano é a mesma coisa: baixa umidade do ar faz piorar muito a saúde dos paulistanos no inverno. No primeiro ano morando aqui eu entendi o a relação entre a baixa umidade do ar (normalmente ocasionada por massa de ar seco) e a poluição, combinação que eleva o nível de poluição por ozônio e faz a saúde da gente reclamar!

O que fazer?

* Beber água para manter as mucosas hidratadas é o básico, mas para os mais sensíveis com a rinite ou as ciranças vale ajudar com um sorinho nasal (aqui em casa usamos rinosoro ou maxidrate). Mesmo sendo inverno, vale a orientação de não praticar esportes nos horários mais quentes e, se possível, evitar o ar-condicionado.
* E quem já tem doenças respiratórias (alergias, rinite, asma, bronquite e idosos com enfisema), vale conversar com o médico para evitar o agravamento do quadro. Meu filho tem bronquite e nós fazemos inalações só com soro fisiológico quando a tosse começa, alivia muito e “previne” a ida ao hospital e o uso de medicamentos.
* Se o problema for nos olhos – se eles lacrimejarem, por exemplo – faça compressas com água boricada ou gelada. E se você estiver na escola ou no trabalho, vale a dica do uso de um colírio lubrificante, só para manter a hidratação, como o Fresh Tears ou Lacrima Plus (a vó do Gui, de 94 anos, usa sempre e ajuda muito).
* É comum indicarem o uso de umidificador de ambiente – e quem tem, deve usar. Mas se você não tem ou, como eu, não quer mais um equipamento consumindo energia elétrica (prática sustentável sempre!), vale a dica da bacia com água no ambiente ou (minha favorita) de deixar a toalha úmida do banho no quarto de dormir. Essa alternativa demora mais do que o umidificador para fazer efeito, mas garante o mesmo resultado.
* E a dica de sempre, que nem todo mundo obedece, mas vale ouro: evite banhos quentes. Prefira água morna especialmente nessa época em que a pele resseca bem mais rápido. E depois do banho, abuse do hidratante corporal, assim não sentirá a pele seca demais. Para os homens ou quem não gosta muito de creme “melequento”, a dica é usar um leite hidratante. Aqui gostamos da Bruma de Leite hidrarante da Natura Ekos (super perfumada, com cupuaçu na fórmula) e o Body Mist Onvittà da Onodera (que tem a vantagem de ser pouco perfumado e aparecer menos!).

E você, tem dicas legais para sobreviver a esta secura de inverno? Compartilhe aí, estou certa de que vai ajudar muita gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário